em Sem categoria

Começou

Já faz uns 5 minutos e não consigo entender porque o time recua tanto se ainda precisamos fazer gol. De repente nossos atacantes e nossos meias estão numa linha no meio campo – todos marcados – nossos volantes desapareceram e mais uma bola vai ser despejada pro alto pra quem sabe termos uma chance de atacar.

Tiro de meta cobrado, bola bateu no paredão invisível e já está de novo no nosso campo de defesa no pé dos caras. Falcão não emplacou um bons trabalhos como técnico, mas foi brilhante dizendo que “chutão é uma ilusão de 10 segundos”. Como desejava que meu time soubesse disso.

Mas queria mesmo era voltar no tempo e entender por que fomos pra trás, sendo que nenhuma substituição foi feita. Será que dentro de campo os jogadores sentem algo que nós na arquibancada (ou no sofá) não conseguimos e então pressionam mais ou então recuam? Vou querer ouvir a coletiva, mas dificilmente algum técnico é honesto o suficiente pra explicar o que rolou, se foi um mérito imenso do adversário ou se ele não percebeu ou não teve armas pra reagir e voltar a criar chances de gol.

Recuamos muito depois de abrir o placar e tomamos o empate. Postura chama-gol, como meu pai sempre fala. Tem algumas regras que parecem pétreas no futebol, se você quebra alguma delas, será punido sem misericórdia. Não entendo porque, mas acontece; parece que uma força maior rege o esporte e permite que algumas coisas sempre aconteçam e impede outras com a mesma intensidade.

Mas algo parece estranho por aí, senão qual seria a graça de torcer senão esperar o impossível, uma defesa milagrosa num lance contra dois atacantes ou aquele gol espírita nos acréscimos no 2º tempo? Talvez o futebol tenha um componente diferente que a maioria dos torcedores não entenda tão bem e ele seja a peça que falta para explicar tantas coisas que acontecem dentro dos jogos.

Nos últimos meses eu comecei a achar que pra entender isso tenho aprender de verdade sobre tática. Não pra decorar mais nomes bonitos como transição defensiva e ofensiva, volante box-to-box ou amplitude ofensiva, mas para enfim compreender o que acontece no jogo que você e eu gostamos tanto. Espero que eu consiga e este blog será um relato contínuo dessa jornada.

Se identifica e quer participar? Deixe um comentário sobre qualquer dúvida que você tenha do jogo e vou pesquisar sobre ele para aprendermos juntos.

Quer acompanhar os próximos posts?



Escreva um comentário

Participar

Webmentions

  • Posições e suas funções no campo – Visão Encoberta

    […] servem para reiniciar o jogo pelo chão num tiro de meta, pra evitar aquele incrível fenômeno da parede invisível que normalmente acontece após um chutão. Zagueiros e volantes se posicionam e recebem essa bola […]