em Conceitos

Como começar: procure enxergar as linhas

Dentro de toda as ações que ocorrem numa partida, as centenas de movimentações por jogador, é interessante começar a desconstruir as jogadas para que seja possível entender o que acontece em cada uma. A maneira mais tranquila de começar é procurar como os jogadores se alinham em campo, especialmente quando estão defendendo.

Na TV existe muita discussão sobre esquemas táticos, o que não é ruim, mas normalmente muito superficiais, onde comentaristas ficam questionando se aquele 3-5-2 é muito defensivo ou esse 4-3-3 deixa o time muito aberto e nada passa disso, mas é por isso mesmo que você veio aqui. Os esquemas importam menos do que as movimentações todas, mas são ótimos como pontos de partida.

Há um tempo eu diria que o verdadeiro esquema tático de uma equipe aparece enquanto ele está se defendendo, mas isso não é verdade mais – ou eu estive errado ou o futebol realmente evoluiu dessa fase. De qualquer forma, um time sem a bola joga mais fechado e facilita pra vermos a formação defensiva.

Tem um clipe legal de um Real Madrid vs Atletico de Madrid em que dá pra começar a ver essas linhas. Enquanto o Real ataca, o Atleti se fecha e obriga o adversário a circular a bola pra procurar espaços. Eventualmente algum jogador deixa a linha para pressionar um adversário com a bola (0:52s). Outra hora as duas linhas de 4 jogadores se transformam em uma linha de 4 (mais atrás) e outra de 5 (no meio campo). Infelizmente só dá pra ver o vídeo no site do Youtube, então clique lá, mas volte já aqui:

Aqui um rápido trecho mostrando a defesa do Santa Cruz contra o Atlético Paranaense, pra termos referência também dessas coisas no futebol brasileiro. A partir de 10 segundos é possível ver a composição das linhas e a defesa com 4 jogadores (o lateral esquerdo está sim um pouco mais adiantado que os outros, mas para marcar o meia adversário que aparece por ali). Esqueça por enquanto a superioridade numérica que o vídeo destaca. Isso é super importante sim, mas mais difícil de enxergar e melhor irmos um conceito de cada vez. No meio campo temos 3 jogadores já posicionados para diminuir os espaços, enquanto no lado oposto da bola o que seria o 4º meio campista do Santa se aproxima do adversário para marcá-lo numa eventual inversão pelo alto.

Liverpool com seu tradicional vermelho ataca, e o Arsenal, de preto e amarelo, se defende com duas linhas de 4 jogadores. Vamos ignorar as marcações no vídeo que parecem um pouco complexas e continuar olhando somente as linhas. Existe a pressão na bola, mas os meio campistas se mantém organizados para evitar que a bola chegue aos atacantes, já que isso seria perigoso.

Essas linhas sempre servirão para manter a bola longe e evitar ser vazado. Com duas linhas de marcadores à frente e entre 30 e 50 metros de distância do gol é bem complicado para quem ataca marcar. A ideia do ataque, claro, é se movimentar, bagunçar essa organização e encontrar espaço para finalizar.

A primeira e principal lição não é nem identificar as tais linhas, mas entender que existem diversas coisas acontecendo além do espaço de campo onde a bola está. É preciso tirar um pouco a atenção da bola e olhar para as movimentações acontecendo no campo. O jogo com a bola é tão interessante quanto o que acontece sem ela. Diversas vezes um passe aparentemente sem sentido termina em alguém na frente do gol porque o jogador que recebe a bola foi inteligente e criou espaço para si e para sua equipe. Olhar além da bola vez ou outra faz perder um detalhe, mas ganhar a compreensão do panorama inteiro da partida.

Acompanhe a sequência sobre como enxergar melhor o jogo




Lembra da sensação nas primeiras vezes em que deixou a bola de lado por um segundo e enxergou as outras coisas que compõem o jogo? Comente abaixo.

Escreva um comentário

Participar

Webmentions

  • Defesas com 4 e 5 – Visão Encoberta

    […] último post tratamos sobre como começar a enxergar a formação defensiva de uma equipe e exemplos de times se defendendo principalmente com duas linhas de quatro jogadores. […]